terça-feira, agosto 16, 2011


Emagrecer da melhor maneira!



Vejam os pecados que cometemos quando tentamos uma nova dieta:
1 - Acreditar em milagres
Não existe fórmula mágica. Infelizmente! Já está mais do que comprovado: emagrecer de verdade e para sempre é a Reeducação Alimentar (70% do sucesso da dieta) e o Exercício Físico (30% do sucesso da dieta, mais 50% do sucesso da manutenção).
Moderadores de apetite? Sim! Mas se resolvesse mesmo o problema já estaríamos todos magros! Emagrecemos rápido, porém, ficamos expostos a sérios efeitos colaterais e o efeito sanfona é inevitável.

2 - Ter pressa
Ninguém engorda de um dia para o outro, obviamente que o emagrecer também não. Que bom seria dormir gordinha e acordar magrela. O emagrecimento saudável varia de 0,5 a 1,5 quilos na semana. Podemos diminuir o peso na balança, mas não a gordura!  
Quando emagrecemos rápido diminuímos muita massa magra e pouca gordura. Emagrecendo mais devagar, a pele fica firme e a chance de voltar a engordar é muito menor.

3 - Achar que menos (calorias) é mais (emagrecimento)
Existe um mínimo de calorias que cada pessoa deve ingerir por dia. É a TMB (taxa metabólica basal), que é individual. Se você comer menos que a sua TMB, seu metabolismo diminui e fica cada vez mais difícil emagrecer e, principalmente, manter o peso! Por isso que, após uma dieta radical, a pessoa rapidamente volta a engordar.

4 - Ser 8 ou 80
O importante é aprender a viver no meio termo. Não é porque você comeu um bombom que toda a dieta foi por água abaixo. Saber voltar à dieta na próxima refeição, após um deslize, e não esperar segunda-feira para recomeçar a dieta é um dos aprendizados mais importantes quando desejamos emagrecer e viver no peso magro.
É comprovado: a restrição gera compulsão! Cuidado para não entrar em um ciclo vicioso de períodos de grandes dietas e de grandes comilanças.

5. Não comer carboidrato
O carboidrato não é vilão de dieta! Ele é a única fonte de energia que temos para o exercício e para o cérebro. Normalmente alimentos ricos em carboidratos possuem uma quantidade pequena de gordura. Se não comemos carboidratos ao longo do dia o nível da serotonina (hormônio) diminui e quando chega o finalzinho da tarde estamos loucos por um pãozinho ou um doce.
Nossos desejos também têm uma parcela físico-química que devemos aprender a manejar comendo os alimentos corretos, nas horas certas! Fazer compensações.

6. Não valorizar as pequenas conquistas.
Já que o emagrecimento não ocorre de um dia para o outro e muitas vezes a quantidade de quilos que desejamos e/ou precisamos emagrecer é grande, vale estabelecer sub-metas para que possamos durante esse caminho comemorar pequenas conquistas. Cada 5 quilos emagrecidos podem comemorar a mudança de manequim.
Não valorize o que foi ruim durante a semana, o que saiu do planejado e sim o que foi conquistado e descoberto! Isso nos fortalece e, quanto mais fortes e valorizados estivermos, maior a chance de vencer mais uma barreira!

7. Fazer comparações - com vizinha, a moça da revista, etc.
Cada corpo é uma história! Conheça e aceite seu ritmo de emagrecimento. Não sofra com as comparações! Dependendo da idade (após os 30 anos, a cada ano que passa diminuímos 2% a nossa TMB), do histórico de dieta (se já tomou medicações e já fez outras dietas), do peso e do quanto é o excesso de peso, da altura, da genética - são inúmeros os fatores - o tempo que demoramos a emagrecer muda.
Não entre em competição com os outros, mas sim supere os seus limites!

8. Fazer jejum
A cada 4 horas sem comer o corpo entra em jejum. O jejum diminui a nossa TMB (gastamos menos calorias por atividade) e faz com que a absorção das calorias da próxima refeição seja maior (é um mecanismo primitivo de sobrevivência). Jejum não emagrece!
 O ideal é comer entre 2 e 4 horas. Além do mais, quando ficamos muito tempo sem comer a fome aumenta e com fome comemos mais rápido e tendemos a escolher alimentos mais calóricos e gordurosos, que aumentam a saciedade imediata.

9. Esperar emagrecer para ser feliz
Valorize-se, cuide-se, vista-se bem, divirta-se hoje - agora! Não espere emagrecer para desfrutar os prazeres da vida! Quanto mais feliz você estiver, mais fácil será abrir mão do doce, da cervejinha... Tenha prazer! Dessa maneira, o prazer da comida não será tão valorizado!
Emagrecer não faz milagres. Você melhora a saúde, fica mais bonita e pode vestir aquela calça que você adora e está no armário há anos esperando servir. Mas, não se esqueça: emagrecimento não traz felicidade. Por outro lado, felicidade manda buscar o emagrecimento!

Bjooos ***Nanda Couto***

3 Comentários

3 comentários:

Unknown disse...

flor amei ler
tudo verdade concordo com vc bezossssssssssssss

Fernanda Couto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Meu novo dia! disse...

Oi flooooor....kkkk
Obrigada pelo carinho viu, bjuuus

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t