terça-feira, agosto 16, 2011


Emagrecer da melhor maneira!



Vejam os pecados que cometemos quando tentamos uma nova dieta:
1 - Acreditar em milagres
Não existe fórmula mágica. Infelizmente! Já está mais do que comprovado: emagrecer de verdade e para sempre é a Reeducação Alimentar (70% do sucesso da dieta) e o Exercício Físico (30% do sucesso da dieta, mais 50% do sucesso da manutenção).
Moderadores de apetite? Sim! Mas se resolvesse mesmo o problema já estaríamos todos magros! Emagrecemos rápido, porém, ficamos expostos a sérios efeitos colaterais e o efeito sanfona é inevitável.

2 - Ter pressa
Ninguém engorda de um dia para o outro, obviamente que o emagrecer também não. Que bom seria dormir gordinha e acordar magrela. O emagrecimento saudável varia de 0,5 a 1,5 quilos na semana. Podemos diminuir o peso na balança, mas não a gordura!  
Quando emagrecemos rápido diminuímos muita massa magra e pouca gordura. Emagrecendo mais devagar, a pele fica firme e a chance de voltar a engordar é muito menor.

3 - Achar que menos (calorias) é mais (emagrecimento)
Existe um mínimo de calorias que cada pessoa deve ingerir por dia. É a TMB (taxa metabólica basal), que é individual. Se você comer menos que a sua TMB, seu metabolismo diminui e fica cada vez mais difícil emagrecer e, principalmente, manter o peso! Por isso que, após uma dieta radical, a pessoa rapidamente volta a engordar.

4 - Ser 8 ou 80
O importante é aprender a viver no meio termo. Não é porque você comeu um bombom que toda a dieta foi por água abaixo. Saber voltar à dieta na próxima refeição, após um deslize, e não esperar segunda-feira para recomeçar a dieta é um dos aprendizados mais importantes quando desejamos emagrecer e viver no peso magro.
É comprovado: a restrição gera compulsão! Cuidado para não entrar em um ciclo vicioso de períodos de grandes dietas e de grandes comilanças.

5. Não comer carboidrato
O carboidrato não é vilão de dieta! Ele é a única fonte de energia que temos para o exercício e para o cérebro. Normalmente alimentos ricos em carboidratos possuem uma quantidade pequena de gordura. Se não comemos carboidratos ao longo do dia o nível da serotonina (hormônio) diminui e quando chega o finalzinho da tarde estamos loucos por um pãozinho ou um doce.
Nossos desejos também têm uma parcela físico-química que devemos aprender a manejar comendo os alimentos corretos, nas horas certas! Fazer compensações.

6. Não valorizar as pequenas conquistas.
Já que o emagrecimento não ocorre de um dia para o outro e muitas vezes a quantidade de quilos que desejamos e/ou precisamos emagrecer é grande, vale estabelecer sub-metas para que possamos durante esse caminho comemorar pequenas conquistas. Cada 5 quilos emagrecidos podem comemorar a mudança de manequim.
Não valorize o que foi ruim durante a semana, o que saiu do planejado e sim o que foi conquistado e descoberto! Isso nos fortalece e, quanto mais fortes e valorizados estivermos, maior a chance de vencer mais uma barreira!

7. Fazer comparações - com vizinha, a moça da revista, etc.
Cada corpo é uma história! Conheça e aceite seu ritmo de emagrecimento. Não sofra com as comparações! Dependendo da idade (após os 30 anos, a cada ano que passa diminuímos 2% a nossa TMB), do histórico de dieta (se já tomou medicações e já fez outras dietas), do peso e do quanto é o excesso de peso, da altura, da genética - são inúmeros os fatores - o tempo que demoramos a emagrecer muda.
Não entre em competição com os outros, mas sim supere os seus limites!

8. Fazer jejum
A cada 4 horas sem comer o corpo entra em jejum. O jejum diminui a nossa TMB (gastamos menos calorias por atividade) e faz com que a absorção das calorias da próxima refeição seja maior (é um mecanismo primitivo de sobrevivência). Jejum não emagrece!
 O ideal é comer entre 2 e 4 horas. Além do mais, quando ficamos muito tempo sem comer a fome aumenta e com fome comemos mais rápido e tendemos a escolher alimentos mais calóricos e gordurosos, que aumentam a saciedade imediata.

9. Esperar emagrecer para ser feliz
Valorize-se, cuide-se, vista-se bem, divirta-se hoje - agora! Não espere emagrecer para desfrutar os prazeres da vida! Quanto mais feliz você estiver, mais fácil será abrir mão do doce, da cervejinha... Tenha prazer! Dessa maneira, o prazer da comida não será tão valorizado!
Emagrecer não faz milagres. Você melhora a saúde, fica mais bonita e pode vestir aquela calça que você adora e está no armário há anos esperando servir. Mas, não se esqueça: emagrecimento não traz felicidade. Por outro lado, felicidade manda buscar o emagrecimento!

Bjooos ***Nanda Couto***

3 Comentários